terça-feira, 13 de agosto de 2013

O que levar nas férias?

  Já tem tudo planeado para a sua ida de férias ou atrasa tudo até à véspera da partida? Não se preocupe, ainda vai a tempo de organizar tudo de maneira a não se esquecer de nada!

  Esperamos um ano inteiro pelas férias de Verão ou férias "grandes" como lhe quiserem chamar. Queremos que tudo corra pelo melhor e de preferência não esquecendo nada importante. E para que tudo corra pela melhor forma qual é o caminho mais eficaz?  Organização. (Não sei porquê mas as pessoas arrepiam-se quando ouvem ou lêem a palavra "organização"). É muito fácil e hoje vou falar de como organizar a sua mala. Vamos lá então?

 ☀ Em primeiro lugar, quantas malas levar? Bem, isso vai depender do número de dias que vai estar fora de casa. Na minha opinião acho que é justo uma mala por pessoa. Mas não abusem e não usem uma mala onde cabe um elefante senão vão ouvir o vosso namorado/marido/pai/irmão reclamar na hora de acomodar a bagagem no carro.

 ☀ E a grande questão: o que vou levar para vestir? É dificil prever o que nos vai apetecer usar mas façam um esforço e pensem quais as peças que gostavam mesmo, mesmo, mesmo de usar.

 Roupa para 7 dias:

 PRAIA

 - 4 calções de ganga para levar para a praia - só usamos de casa até à praia e da praia para casa, podemos usar mais do que uma vez.
 - 7 t-shirts ou tops para usar na praia - aqui não há desculpa, é para mudar todos os dias!
 - 3 biquinis é mais do que suficiente
 - havaianas

NOITE

 - 2 pares de calças - é Verão é tempo de usar vestidos mas nunca sabemos quando o tempo nos vai tramar por isso um par de calças de ganga e um par de calças brancas ou pretas vai dar jeito.
  - 4 partes de cima (tops, polos, túnicas) - ao jantar há mais probabilidade de se sujar.
  - 2 vestidos - à noite arranjamo-nos sempre mais.
  - 1 casaco para as noites frescas - bege ou branco dá com tudo
  - 1 jumpsuit - de calça comprida ou calção
  - 1 sandálias/sapatos de salto alto - de preferência preto ou nude pois fica bem com tudo
  - 1 sandálias rasas - durante as férias as minhas andam sempre dentro da mala, nunca sei quando os sapatos altos me começam a magoar e mais vale prevenir do que ficar com bolhas gigantes nos pés.

 ESSENCIAIS

 - Pijama 
 - roupa interior
 - produtos de higiene
 - bolsinha com maquilhagem - creme de dia/noite, 1 mix com 3 sombras, BB cream, blush, máscara, delineador e lip gloss é quanto basta.
 -  produtos para as lentes de contacto, caso use.
 - secador de cabelo e escova
 - bolsa com os medicamentos habituais e juntar aspirinas, after sun, pomada para as picadas de insectos e queimaduras solares.

MALA/CESTA DE PRAIA

 - Toalhas de praia
 - Bolsinha com protector solar para o corpo, para o rosto e para o cabelo.
 - Um spray de água termal para hidratar o rosto

 Parece uma lista interminável mas a sua mala vai chegar para isto tudo, basta organizar bem o espaço. Não se esqueça de colocar os produtos de higiene em bolsas plastificadas porque se um deles rebentar a sua roupa ficará suja e as férias começam da pior maneira.
 Aproveite os espaços entre a roupa para arrumar os sapatos devidamente protegidos por um saco de plástico ou uma touca de banho (sim, aquelas dos hóteis que levamos para casa e nunca lhe damos uso).







segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Coisas que adoro

 Não sei se também acontece com vocês mas eu tenho fases em que sou nutellodependente. Achei que este termo era o mais adequado para descrever o quanto gosto do creme de chocolate e avelãs mais famoso do Mundo. E há marcas que o tentam imitar mas na minha modesta opinião não conseguem chegar aos calcanhares. Falta sempre qualquer coisa.
 Na minha infância o único chocolate para barrar era o tulicreme, mas é um "menino" quando comparado com Nutella. Hoje em dia também há o Choco Max da Planta que está em pé de igualdade com o velhinho Tulicreme.
 Agrada a míudos e graúdos e é de vício rápido, para mal dos nossos pecados, da nossa carteira e das nossas coxas. Não é verdade meninas?

 E há mil e uma formas de nos deliciarmos com a Nutella.

 * O clássico pão com Nutella não passa de moda e calha sempre bem.
 * Um croissant folhado a transbordar de chocolate, 2 minutos no microondas e fica do outro Mundo.
 * Panquecas barradas com Nutella, morangos frescos aos pedaços e polvilhado com açúcar em pó.
 * Numa taça coloque duas bolas de gelado de baunilha e uma colher generosa de Nutella para dar o toque final.
 * Gelado de Kinder Bueno com um toque de Nutella. Receita AQUI.
 * Bolo de Chocolate com recheio de Nutella (chocolate NUNCA é demais).

 E vou parar pelo simples facto de já estar a salivar e não poder devorar tudo isto agora neste preciso momento. Se vocês puderem, Enjoy it!!



terça-feira, 30 de julho de 2013

Como limpar o microondas

 Há partes da nossa cozinha mais dificeis de limpar do que outras e o microondas é uma delas. Por vezes a limpeza com um pano húmido não é suficiente para lhe dar um aspecto limpo. 
 Bem sei que por vezes se esquecem de colocar a tampa anti-salpicos antes de aquecerem a vossa comida (eu também me esqueço imensas vezes, confesso!) mas na hora de lavar é mais simples passar a tampa por água do que enfiar a cabeça no microondas à procura de restos de comida que mais parecem fósseis e esfregar, esfregar, esfregar..

 E de que gostamos nós? De dicas, truques e artimanhas para uma limpeza eficaz, rápida e se possível sem muito esforço. E é isso mesmo que vos trago hoje!


Limpeza do microondas (interior)

 - Num recipiente próprio para o microondas coloque 1 chávena de vinagre e 1 chávena de água quente.
 - Coloque esse recipiente dentro do microondas e programe 10 minutos. Nesses 10 minutos deixe o vinagre fazer o seu papel de tira-gorduras e anti-bacteriano.

 Passado esse tempo retire com muito cuidado o recipiente para não se queimar. Passe com um pano húmido e já está!

 O interior está impecável, mas falta a parte exterior, ou seja, aquela que salta logo à vista de quem entra na nossa cozinha. E também tem solução.

  Limpeza do microondas (exterior)

 - Se o exterior estiver muito sujo aproveite a mistura de água e vinagre que aqueceu anteriormente. Mas CUIDADO! Deixe arrefecer um pouco primeiro para não se queimar. Com um pano e essa mistura de água e vinagre limpe toda a superfície do microondas e seque depois com um pano seco.
 Não nos ficamos por aqui. Agora vamos abrilhantar "a coisa".

 Coloque um pouco de alcool num borrifador (os asiáticos têm imensos tamanhos, a preços óptimos), borrife o seu microondas com o alcool e passe com um pano limpo e seco. Tchanam! 

Shine on, crazy microwaves! 


 E que tal? Gostaram desta dica? Comentem o post e deixem as vossas dicas de limpeza e pequenos truque.





 

domingo, 5 de maio de 2013

Yogucake de copo

  Não gosto de estar presa ao tradicional. Embora adore as receitas da avó e da mãe às vezes surge uma necessidade inexplicável de variar e dar uma pitada de originalidade. Curiosamente, isso acontece-me mais com os doces do que salgados.

  Cheesecake é uma sobremesa adorada por uns e odiada por outros tantos. Quem não gosta de queijo e lacticínios em geral dificilmente se atreve a provar este "bolo de queijo". Depende de quem faz e depende do queijo utilizado. É uma questão de dar a volta e apresentar uma alternativa. Porque não um yogucake de copo? Os que odeiam queijo já não têm desculpa e quando provarem vão adorar. 

 A versatilidade desta receita é que pode adaptar na sua casa para os que gostam de queijo e os que não gostam.

 Yogucake de copo:

 Iogurte grego natural açucarado 
 Bolacha digestiva
 Manteiga derretida
 Compota a gosto



 Desfaça a bolacha e deite umas colheres de sopa de manteiga derretida. Forre o fundo de um copo largo ou taça com a bolacha amolecida. (Eu prefiro colocar no meio). Depois deite o iogurte e finalize com uma camada generosa de uma boa compota de frutos vermelhos ou outra a seu gosto.

 É delicioso e tão simples! 



terça-feira, 30 de abril de 2013

Promoções e descontos: o que deve saber!

  De há uns tempos para cá as grandes superfícies comerciais praticam promoções para ajudar os portugueses nestes tempos tão difíceis. Existe o cartão continente, cartão do intermarché, clube minipreço e talões de descontos. Mas há alguns aspectos a ter em atenção relativamente a estas campanhas que muitas vezes "desajudam" ao invés de ajudar. Antes de arrancarem com as promoções, muitas superfícies sobem os preços dos produtos e por isso há alguns pormenores aos quais deve prestar atenção.

 - Se é um produto que compra habitualmente faça as contas e veja se a percentagem do desconto equivale ao preço que está marcado. 

- Ainda existe um grande cepticismo em relação às marcas brancas. Acontece que as marcas brancas são igualmente boas mas com um preço mais reduzido. Esses artigos de marca branca são fabricados pelas grandes marcas mas em grandes quantidades e por isso o preço é ajustável às quantidades produzidas, permitindo assim preços mais acessíveis aos consumidores. 
  Assim é importante ver se o desconto compensa comprar um produto de marca em vez de um produto marca branca.

- Tanto o Continente como o Pingo Doce têm promoções semanalmente e por isso deve estar atento à sua caixa do correio e analisar os folhetos. Caso não cheguem a sua casa passe pelos sites e pode folhear o folheto online.

- Muita atenção aos packs promocionais do tipo "leve 4 e pague 3". Muitas vezes leva os 4 e paga os 4, sem nenhuma generosidade do preço.

- Antes de ir às compras prepare a sua lista de compras. Analise os folhetos e verifique os vales de desconto. Nunca compre uma coisa só porque existe uma promoção para esse artigo. Existem artigos que merecem atenção e os quais podemos aproveitar nas campanhas tais como: detergentes, papel higiénico, guardanapos, azeite, produtos de higiene, massas, congelados. Todos eles são produtos que não se estragam com facilidade.
  Lá por haver iogurtes líquidos em promoção não quer dizer que encha o frigorífico de iogurtes, até porque o seu prazo de validade é muito reduzido.

 Não tem que comprar tudo o que vem no folheto, mas compre aquilo que realmente lhe faz falta ou que não se estraga.

 Como tudo na vida, as compras necessitam de organização e controlo para não haver surpresas quando chegamos à caixa e o valor total é superiro àquele que nos dispomos a pagar.





terça-feira, 9 de abril de 2013

Gelado de Kinder Bueno

  É provavelmente a 8ª maravilha do mundo! Gelado combinado com chocolate é delicioso, especialmente quando é Kinder Bueno.

 É uma receita super simples e que fazemos num instante. Vão adorar!






domingo, 7 de abril de 2013

É tudo uma questão de organização!

  Hoje não trago receitas ,embora a lista de espera de receitas para serem aqui postadas já ser um pouco extensa. Venho falar da organização da papelada que vive no fundo da gaveta, mala, etc.

  Quando chega a esta altura de entrega de IRS as gavetas são totalmente despejadas. Já não podemos ouvir os lamentos do contabilista a pedir todas as facturas no ano passado e decidimos arregaçar mangas. Porém a tarefa é complicada quando temos tudo desorganizado. Lembrem-se que se organizarem a vossa vida tudo é mais simples.

  Uma pasta com vários separadores é a alternativa mais viável para quem quer manter a documentação mais importante em ordem. Podem escrever com caneta de acetato e alterar cada vez que for preciso.

  Na minha pasta eu tenho marcadores para extractos do banco, despesas de saúde (farmácia), seguro de saúde, seguro do carro, finanças, garantias de aparelhos electrónicos, entre outros.

 É bem mais fácil assim não acham?



quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo fofo de laranja




  Quando era mais pequena só gostava de laranjas (fruto) e do seu sumo natural. Não gostava de mais nada que tivesse este fruto. Quer fossem bolos, molho para carne, chocolates..tudo o que tivesse o sabor da laranja eu detectava imediatamente e já não comia. Até que há uns três anos atrás provei uma torta de laranja do outro mundo. Deu-se o click e passei a gostar de quase tudo, excepto de chocolate com laranja.
  A semana passada uma amiga minha deu-me a provar este bolo e gostei muito. Gostei da textura e da leveza da massa. Não ficamos cheios à segunda dentada e até posso garantir que conseguem despachar metade do bolo numa noite. É muito fofo e a sua textura quase que se assemelha a um pão-de-ló. Experimentem e não se vão arrepender.

Ingredientes:

200 gr açucar
150 gr Farinha com fermento
Raspa e sumo de uma laranja
3 ovos
1 dl de água

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Separe as gemas das claras.
Numa tigela misture o açucar com as gemas.
Adicione a raspa e o sumo da laranja.
Deite a água e de seguida a farinha.

Bata as claras em castelo e adicione à massa, envolvendo apenas com a ajuda de uma colher, não utilize a batedeira.

Unte uma forma, de preferência anti-aderente, e deite o massa.
Leve ao forno a 180ºC por 25 minutos.

Massa de atum à minha maneira





  Não sou grande apreciadora de massas, é um facto. Como muito de vez em quando e não pode ter muito molho e uma grande mistura de sabores. Gosto de coisas simples e por isso tenho sempre em atenção a regra de ouro "menos é mais".

 Mas esta massa é diferente...esta massa é a minha massa! Nos meus tempos de estudante da universidade o prato mais cozinhado em casa era este mesmo. Cada menina cozinhava de forma diferente. E hoje em dia quando tenho menos tempo ou não me sinto com inspiração suficiente para fazer o jantar, a solução passa sempre pela massa com atum. Experimentei inúmeras receitas e nenhuma me enchia as medidas, como se costuma dizer. Só esta me arrebatou e desde então que lhe sou fiel.

 É uma receita muito simples de fazer e a melhor parte é que é lowcost. Quem não gostar do sabor mais adocicado do ketchup pode substituir por polpa de tomate.

 Ingredientes (para 2 pessoas):

 2 latas de atum (eu faço sempre uma lata por pessoa)
 6 colheres de sopa de Ketchup (prefiro o da marca Heinz)
 2 dentes de alho
 Massa (pode ser esparguete, talharim, fusilli ou laços)
 Mangericão fresco
 Queijo parmesão ralado

Preparação:

 Coza a massa com umas pedras de sal.

Num tacho deite um pouco do óleo ou azeite da embalagem do atum, não muito. Junte os dentes de alho picados, o atum e o ketchup e as folhas de mangericão. Deixe apurar apenas 5-7 minutos.

 Quando a massa estiver cozida escorra-a e junte ao preparado do atum. Coloque no prato, polvilhe com parmesão ralado e está pronto.

 Bom apetite!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Organização do Roupeiro

  O meu roupeiro já precisava de uma reviravolta há uns meses. Mas nós vamos sempre adiando, quer seja por dar muito trabalho ou até mesmo por sermos nós atoladas com trabalho.
 Acontece que o meu roupeiro é enorme e muito pesado, e eu ainda coloco mais peso. O excesso de peso faz o roupeiro ficar desnivelado e depois as portas não andam nem para a frente nem para trás. Então tive que tirar tudo dentro do roupeiro (Tudo, tudo!). É preciso colocar novas calhas e prender à parede.

  Felizmente estava num dia bom quando comecei a desarrumar e a tirar para fora toda a roupa, sapatos e malas. Três aspectos importantes quando vai limpar o seu roupeiro:

 - Tire mesmo tudo para fora, é mais fácil fazer uma selecção correcta daquilo que precisa e daquilo que já não faz falta.

 -  Escolha um espaço da sua casa onde possa colocar as coisas que vai tirando (o escritório, quarto de hóspedes, por ex). Garanto que ver o quarto de pantanas não nos dá vontade de arrumar nada!

 - Faça uma selecção daquilo que tem a certeza que vai vestir e aquilo que já não lhe interessa. Coloque em sacos e chame as suas amigas para escolherem aquilo que gostam. De certeza que elas vão gostar e não se importam de ficar com uma peça sua.


 Se seguir estes 3 passos verá que a arrumação não é assim tão penosa.