sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Compras Semanais ou Mensais?


   Esta é uma das tarefas que eu mais gosto de fazer: as compras da casa. Há pessoas que preferem fazer as compras mensais, no ínicio do mês, mas eu gosto de fazer semanalmente. E como é que eu me organizo?

 Ao Domingo tiro meia hora e organizo os jantares para ter mais ou menos uma ideia do que vou fazer durante a semana. Faço uma ementa para os jantares de segunda a domingo (no fim-de-semana esta tarefa é repartida com a minha Mãe). Sopa há sempre feita com os produtos da quinta. Por Exemplo:

 Segunda-feira:  Medalhões de Pescada com Molho de marisco

 Terça- Feira: Bifes de Frango Grelhados com Espirais salteadas

 Quarta- Feira: Bacalhau no Forno

 Quinta-feira: Penne com carne guisada

 Sexta-feira: Filetes de pescada com arroz malandrinho

 Sábado: Almoço: Cação frito com ameijoas
              Jantar: Quiche de alho francês com salada de rucula

 Domingo: Almoço: Migas de Espargos com lombinho grelhado
                Jantar: Frango Corado 

 Este é o primeiro passo: delinear o que vai ser feito. Eu confesso que poucas vezes (para não dizer raras) sigo à risca as refeições no dia a que correspondem porque isto serve para eu me orientar para as compras de supermercado. As refeições são aquelas, os dias podem mudar.

 Depois vejo na despensa, frigorífico e congelador aquilo que está disponível e começo a elaborar a lista de compras, aquilo que não tenho mesmo em casa! Fico com a lista de refeições semanais, a lista de compras e uma lista dos talões de desconto ou promoções que posso usufruir. Se elas nos chegam a casa não vamos aproveitar? Isto não está para brincadeiras! 

 Ainda junto à lista os detergentes da casa e da roupa que tenham acabado. Na segunda-feira depois do trabalho lá vou eu ao supermercado com a lista de compras e os cupões de desconto presos com um clips para não me esquecer de entregar na caixa.. 

  Algumas frutas e legumes que não haja na quinta eu gosto de comprar no mercado agrário, de pequenos produtores ao Sábado de manhã. Os produtos têm muito mais qualidade e o preço é óptimo em relação aos praticados nas grandes superfícies.

 E vocês? Fazem um plano semanal ou decidem as refeições no próprio dia?

 Até breve!




Sem comentários:

Enviar um comentário