Esta vai ser uma das novas rubricas do blogue Kitchen Company. Regra geral as donas de casa não apreciam muito as lides domésticas relacionadas com a roupa. Há um ritual que é preciso manter para que as coisas corram bem, caso contrário alguém vai ficar muito triste por já não poder usar aquela peça preferida. Ou porque ficou com uma cor que não é a original, ou porque o tamanho reduziu bastante, etc.
Daqui para a frente vou falar da separação da roupa, da lavagem, algumas dicas para nódoas mais complicadas de tirar, passar a ferro (neste momento algumas donas de casa já estão com urticaria) e arrumar a roupa nas melhores condições.
A dica de hoje é sobre as nódoas de suor que muitas vezes surgem na zona das axilas das nossas camisas e camisolas de cor branca. Isso deve-se ao suor, aos desodorizantes e alguns perfumes mais fortes. Quantas vezes não nos aconteceu tirar uma camisa do roupeiro para vestir e deparar-nos com uma nódoa amarela? Não se preocupem pois calha a todos.
Em primeiro lugar, se detectarem essa mancha antes da lavagem retirem-na imediatamente. Se pelo contrário só repararem quando estiver lavada e seca NUNCA passem a camisa ou camisola a ferro! O calor do ferro acciona a nódoa, isto é, piora e muito e o esforço para a tirarem vai ser maior.
Assim, aqui fica a dica para conseguirem tirar as malditas manchas amarelas:
- Vão precisar de um limão para esfregar na zona afectada e sal. Cortem o limão ao meio e com cada metade passem na zona da nódoa, colocando também um pouco de sal. Vão fazer uma esfoliação à nódoa com o limão e o sal.
- A seguir o sol vai terminar o trabalho. Coloquem as peças em cima de uma mesa ou de um estendal onde o sol bata directamente nas nódoas durante uma hora aproximadamente. Se passada essa hora notarem que a nódoa persiste deixem actuar mais algum tempo.
Esta foi a primeira dica sobre nódoas díficeis na roupa e muitas mais virão. Fiquem atentos.
Bom fim-de-semana para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário