quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que vai oferecer neste Natal?

   Sei que muitos portugueses não estão a pensar em gastar dinheiro em presentes de Natal. Eu confesso que para além dos presentes dos meus pais, namorado, mano e sobrinhos também não penso gastar dinheiro com mais ninguém. Vou fazer então pequenos cabazes, com produtos variados para oferecer à restante família e amigos próximos. Não precisam gastar muito dinheiro e as pessoas com certeza que vão adorar o gesto e o facto de a autoria dos produtos ser vossa, totalmente caseiros. Aqui deixo algumas ideias daquilo que poderão fazer:

- Azeite aromatizado
- Marmelada
- Doce de morango ou de pêssego
- Licor
- Bombons 
- Brigadeiros
- Bolachas com motivos de Natal

 E tudo aquilo que vocês quiserem e ao gosto de cada pessoa. Mais perto da época natalícia deixo aqui algumas receitas para vos inspirar nos vossos cabazes!





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mousse de Lima

  A mousse de lima é o tipo de sobremesa que sai sempre bem e nunca deixa ficar mal! Para além disso é muito fresca e deliciosa. Por norma quando levo uma sobremesa para alguma festa ou jantar opto sempre por esta mousse porque como não é nada doce toda a gente gosta. Querem ver como é fácil?

 Ingredientes:

 - 2 pacotes de natas frescas
 - 1 lata de leite condensado
 - 5 limas

Preparação:

  Deite o leite condensado numa tigela e o sumo das 5 limas e misture muito bem. Reserve no frigorífico enquanto bate as natas. Depois envolve o preparado anterior com as natas muito bem. Decore com raspa de lima e leve ao frigorífico até servir.

 Bom apetite!


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Limpa vidros caseiro



  E se pudessem fazer o vosso limpa vidros em casa? Seria óptimo. Seria e a vai ser porque vou deixar aqui a receita de um limpa vidros caseiro. No outro dia fiz um post que falava do uso do vinagre na limpeza da nossa casa. Aqui está a prova que podemos usar em N produtos caseiros.

 Ingredientes: 

 - 1 chávena de vinagre branco destilado (aquecer no microondas durante 1 minuto)
 - 2 chávenas de água
 - 1/2 colher de chá de detergente da loiça (não convém ser muito concentrado)
 - 12 gotas de uma essência à vossa escolha (eu usei essência de lavanda)
 - 1 embalagem vazia de limpa vidros ou outra

 Basta misturar os ingredientes todos, aquecendo primeiro o vinagre para destilar um pouco. A seguir pode limpar os vidros de sua casa e deixá-los a brilhar. Uma solução económica e muito eficaz.

Shoarma

  Eu sou fã de shoarma e por isso decidi experimentar uma receita que me deram, muito idêntica ao restaurante israelita espalhado pelos centros comerciais. Esta receita é um pouco demorada mas muito fácil de fazer! Existem 3 passos: Fazer a mistura de especiarias e temperar a carne (repousa 24h no frigorífico), fazer o molho de alho e cozinhar a carne.

 Mistura de especiarias:

- 1/2 colher de sopa de cominhos em pó
- 1 colher de sopa de coentros em pó
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 colher de chá de açafrão em pó
 - 1 colher de chá de gengibre em pó
 - 1 colher de chá de pimenta preta moída
 - 1/2 colher de chá paprika em pó
 - 1/2 colher de chá de cravinho em pó
 - 1/4 colher de chá de pimenta cayenne
 - 1/2 colher de chá de canela em pó



Ingredientes Shoarma:

- Febras de porco e cortar aos pedaços bem pequenos
- óleo
- sumo de limão
- banha
- sal

Preparação:

 Temperar a carne já cortada com 2 colheres de sopa do preparado de especiarias, 1 colher de sopa de óleo e uma colher de sumo de limão. Envolver a carne e cobrir o recipiente com película aderente. Deixar por 24h no frigorífico.

Molho de alho:

- 6 colheres de sopa de maionese
- 3 colheres de sopa de natas
- 1 colher de sopa de salsa moída
 - 2 colheres de chá de sumo de limão
 - 3 colheres de chá de alho em pó.

 Misturar todos os ingredientes e se necessário juntar um pouco de água. Reservar no frigorífico por 24h.

No dia seguinte tempere a carne com sal. Coloque uma colher de banha numa frigideira e deixe cozinhar a carne. Para dar o toque final eu costumo deitar a carne num tabuleiro e levo ao forno por 15 minutos (opcional). 
 Pode servir em pão pitta ou servir no prato com batatas e salada ou arroz.



Espero que gostem e bom apetite!

Pequeno e muito poderoso!

 

  Como vocês já sabem este blogue não se resume a receitas de culinária. Já aqui dei algumas dicas e muitas mais virão.
 Também me acho no dever de vos falar daqueles produtos que acho que realmente valem a pena (vocês também me podem falar dos produtos que acham que são bons e cumprem o que prometem enviando um e-mail).
 E as novas cápsulas da Skip Active Clean são realmente poderosas. Regra geral, todos os produtos da Skip são bons e desde pequena que me lembro de ver esses produtos em minha casa. As fórmulas foram ficando cada vez melhores e chegaram ao mercado umas doses que facilitam e muito a tarefa de pôr a roupa a  lavar.

 É só vantagens:

 - Para pessoas como eu que nunca sabem se o produto que colocamos é muito ou pouco é uma preciosa ajuda. A dose é aquela, uma cápsula no tambor da máquina e já está.
 - Como vai directamente para o interior da máquina não suja a gaveta dos detergentes e não há hipótese de o detergente cair no chão (Acontece-me algumas vezes).
 - Algumas das nódoas mais ressequidas saem com facilidade, mesmo em temperaturas mais baixas
 - O cheiro é óptimo e permanece na roupa algumas semanas depois de lavada.

 Este produto está aprovado pelo Kitchen Company!

 Até breve!




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Baba de Camelo

 Aqui fica uma receita que está entre as preferidas dos portugueses na categoria sobremesa. É a Baba de Camelo. (Aconselho a não dizerem este nome às crianças, caso contrário já não vão querer provar =P ). E eu confesso que é dos meus doces preferidos. 
 Esta receita foi-me dada pela M.J. e é ao estilo Kitchen Company: Fácil, deliciosa e todos vão adorar! E tem um truque, e é disso mesmo que nós gostamos: detalhes que marcam a diferença.

 Ingredientes:

  - 1 lata de leite condensado cozido
  - 6 ovos

Preparação:

 Separe as gemas das claras. Num tacho coloque o leite condensado cozido e as gemas e leve ao lume. Este é o TRUQUE: apesar de o leite condensado estar cozido leve-o novamente ao lume. A maior parte das pessoas deita o leite condensado cozido e já está. Garanto que não é a mesma coisa!

 Deixar o leite condensado e as gemas engrossarem, em lume brando e sempre a mexer. Quando notar que começa a ficar mais grosso desligue o fogão e deixe arrefecer.

 Entretanto bata as claras em castelo. Adicionar o preparado às claras quando estiver totalmente frio. Basta juntar as duas partes muito bem e está pronto.

Compras Semanais ou Mensais?


   Esta é uma das tarefas que eu mais gosto de fazer: as compras da casa. Há pessoas que preferem fazer as compras mensais, no ínicio do mês, mas eu gosto de fazer semanalmente. E como é que eu me organizo?

 Ao Domingo tiro meia hora e organizo os jantares para ter mais ou menos uma ideia do que vou fazer durante a semana. Faço uma ementa para os jantares de segunda a domingo (no fim-de-semana esta tarefa é repartida com a minha Mãe). Sopa há sempre feita com os produtos da quinta. Por Exemplo:

 Segunda-feira:  Medalhões de Pescada com Molho de marisco

 Terça- Feira: Bifes de Frango Grelhados com Espirais salteadas

 Quarta- Feira: Bacalhau no Forno

 Quinta-feira: Penne com carne guisada

 Sexta-feira: Filetes de pescada com arroz malandrinho

 Sábado: Almoço: Cação frito com ameijoas
              Jantar: Quiche de alho francês com salada de rucula

 Domingo: Almoço: Migas de Espargos com lombinho grelhado
                Jantar: Frango Corado 

 Este é o primeiro passo: delinear o que vai ser feito. Eu confesso que poucas vezes (para não dizer raras) sigo à risca as refeições no dia a que correspondem porque isto serve para eu me orientar para as compras de supermercado. As refeições são aquelas, os dias podem mudar.

 Depois vejo na despensa, frigorífico e congelador aquilo que está disponível e começo a elaborar a lista de compras, aquilo que não tenho mesmo em casa! Fico com a lista de refeições semanais, a lista de compras e uma lista dos talões de desconto ou promoções que posso usufruir. Se elas nos chegam a casa não vamos aproveitar? Isto não está para brincadeiras! 

 Ainda junto à lista os detergentes da casa e da roupa que tenham acabado. Na segunda-feira depois do trabalho lá vou eu ao supermercado com a lista de compras e os cupões de desconto presos com um clips para não me esquecer de entregar na caixa.. 

  Algumas frutas e legumes que não haja na quinta eu gosto de comprar no mercado agrário, de pequenos produtores ao Sábado de manhã. Os produtos têm muito mais qualidade e o preço é óptimo em relação aos praticados nas grandes superfícies.

 E vocês? Fazem um plano semanal ou decidem as refeições no próprio dia?

 Até breve!




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vinagre: o poderoso aliado na limpeza!

 

  Muitos de vocês acha que o vinagre tem apenas como utilidade o uso culinário não é verdade? Até há bem pouco tempo eu também partilhava dessa opinião até ao momento que descobri que poderia ter outros fins. Nomeadamente no tratamento de algumas nódoas e na limpeza da casa! Em breve vou dar-vos a receita de um detergente que pode fazer em casa com vinagre!

domingo, 2 de setembro de 2012

Bolo "Pão de Mel"


  Este bolo está a ter muito sucesso no Brasil e a receita foi-me dada pela querida Rosangela. Contudo, é um bolo que divide opiniões. Ou se adora ou não se gosta de todo. Talvez seja porque em Portugal estamos habituados a pôr ovos nos nossos bolos e esta receita não leva esse ingrediente. Eu gostei e depois de aprovada a receita por algumas pessoas aqui vai e não deixem de experimentar e dar o vosso feedback.

 Ingredientes:

  •  2 chávenas de farinha com fermento
  •  1 chávena de chocolate em pó
  •  1 chávena de açucar mascavado
  •  2 chávenas de leite
  •  2 colheres sopa de óleo
  •  3 colheres sopa de mel
  •  1 colher sobremesa de canela

Preparação:

 Pré aqueça o forno a 200ºC.
 Junte a farinha,  o chocolate, o açucar e o leite. Misture bem e depois junte os restantes ingredientes.
 Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos. Para saber se já está pronto espete um palito no centro do bolo e se este sair limpo é sinal que o pode retirar do forno!





 Espero que gostem! 

Roupa limpa e organizada: Como tirar manchas de suor

 

  Esta vai ser uma das novas rubricas do blogue Kitchen Company. Regra geral as donas de casa não apreciam muito as lides domésticas relacionadas com a roupa. Há um ritual que é preciso manter para que as coisas corram bem, caso contrário alguém vai ficar muito triste por já não poder usar aquela peça preferida. Ou porque ficou com uma cor que não é a original, ou porque o tamanho reduziu bastante, etc.
  Daqui para a frente vou falar da separação da roupa, da lavagem, algumas dicas para nódoas mais complicadas de tirar, passar a ferro (neste momento algumas donas de casa já estão com urticaria) e arrumar a roupa nas melhores condições.



  A dica de hoje é sobre as nódoas de suor que muitas vezes surgem na zona das axilas das nossas camisas e camisolas de cor branca. Isso deve-se ao suor, aos desodorizantes e alguns perfumes mais fortes. Quantas vezes não nos aconteceu tirar uma camisa do roupeiro para vestir e deparar-nos com uma nódoa amarela? Não se preocupem pois calha a todos.

 Em primeiro lugar, se detectarem essa mancha antes da lavagem retirem-na imediatamente. Se pelo contrário só repararem quando estiver lavada e seca NUNCA passem a camisa ou camisola a ferro! O calor do ferro acciona a nódoa, isto é, piora e muito e o esforço para a tirarem vai ser maior.

 Assim, aqui fica a dica para conseguirem tirar as malditas manchas amarelas:

  •   Vão precisar de um limão para esfregar na zona afectada e sal. Cortem o limão ao meio e com cada metade passem na zona da nódoa, colocando também um pouco de sal. Vão fazer uma esfoliação à nódoa com o limão e o sal.
  •  A seguir o sol vai terminar o trabalho. Coloquem as peças em cima de uma mesa ou de um estendal onde o sol bata directamente nas nódoas durante uma hora aproximadamente. Se passada essa hora notarem que a nódoa persiste deixem actuar mais algum tempo.

 Esta foi a primeira dica sobre nódoas díficeis na roupa e muitas mais virão. Fiquem atentos.

 Bom fim-de-semana para todos!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lombos de Pescada com molho de marisco

  E hoje o ingrediente principal é a pescada. Muita gente franze a cara quando se fala em peixe, associam de imediato a comida típica de quem está doente! Mas não é verdade e deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada. Quem não gosta do sabor pode jogar com os acompanhamentos e apresentação. 


Ingredientes:

 - 6 lombos de pescada
 - alho em pó
 - salsa moída
 - sumo de 1 limão
 - Azeite
 - Sal e Pimenta q.b.

Molho de Marisco:

   - 600 ml de leite
   - 200 gr natas
   - 60 gr de margarina
   - 60 gr de farinha
   - sal
   - noz moscada 
   - 1 embalagem de creme de marisco 

  Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  Disponha os lombos de pescada numa assadeira e regue com o sumo de limão, o azeite, alho picado e a salsa. Deite um pouco de sal e pimenta q.b.
 Para preparar o molho de marisco leve ao lume um tacho com o leite, margarina, farinha, sal e noz-moscada. Deixe engrossar durante 5 minutos mexendo sempre. Atenção que não pode ficar nem muito espesso nem muito fluído. No final acrescente as natas e o preparado do creme de marisco e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
 Por último deite o molho na assadeira, tendo atenção para cobrir os lombos da pescada. Leve ao forno por 30/35 minutos.

  Para acompanhar este prato sugiro uma salada e/ou umas batatas fritas aos cubos.

 Aqui fica uma forma saborosa de comer peixe e chorar por mais. Espero que gostem e bom apetite!

 P.S: Peço desculpa por não haver fotografias mas quando eu repetir prometo tirar fotos para vos mostrar o aspecto divinal.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Receitas, dicas e muito mais!


  Pois é, a minha mãe e avó são cozinheiras de mão cheia como se costuma dizer, por isso tenho grandes professoras. Ao longo destes 2 meses várias foram as pessoas que me ajudaram e me deram receitas que habitualmente usam e fazem sucesso. A Elas e Eles (sim porque descobri que os Homens também dão uns toques na cozinha) agradeço imenso! As receitas estão em lista de espera para eu saborear, aprovar e colocar no blogue. :)

 No entanto, uma boa dona de casa não se avalia apenas pelos pratos que confecciona! Longe disso..
 Uma boa dona de casa distingue-se a partir do momento que as visitas põem um pé no tapete da rua. A Organização e limpeza da casa é o mais importante. Gerir o orçamento familiar é outro ponto fundamental e ter mão para a cozinha ajuda e muito.

  A partir de agora para além das habituais receitas que tenho vindo a publicar, vou também publicar dicas de organização da sua casa, de limpeza e como gerir o orçamento familiar. Nos dias que correm sobra mês no fim do ordenado e todos os truques para inverter essa tendência são bem vindos!

  E tal como vocês podem partilhar receitas para o e-mail do blogue, também podem dizer-me quais são as dicas que usam no vosso dia-a-dia e que resultam, serão muito bem-vindas. A troca de dicas, truques e receitas é algo que acho super engraçado. Fico à espera dos vossos testemunhos!

 Até breve.

 Ana

                                                                                                              

sábado, 18 de agosto de 2012

Atum com natas

   Eu não sei se já aqui foi dito mas adoro atum. Seja de que maneira for vou gostar com certeza. É um peixe rico em ácidos gordos e ómega 3 o que ajuda a nossa parte intelectual.A parte do atum mais saborosa é a barriga e é um prato muito apreciado na zona de Monte Gordo, Algarve.

  Mas hoje o prato é atum com natas. Muito semelhante à popular receita do bacalhau com natas mas o ingrediente principal muda e este leva tomate.

 Ingredientes:

  •  5 latas de atum em conserva ao natural
  •  400 gr de batalha palha
  •  1/2 pimento vermelho
  •  1 lata grande de tomate pelado
  •  1 cebola grande
  •  2 dentes de alho
  •  azeite
  • Queijo ralado

Molho Bechámel:

  • 500 ml de leite
  • 200 gr natas
  • 60 gr de margarina
  • 60 gr de farinha
  • sal
  • noz moscada 
 Preparação:

 Pique a cebola e os alhos, se preferir pode fazê-lo com o robot de cozinha. Corte o pimento em pedaços pequenos.

 Num tacho colocar o azeite, cebola e alhos e deixar refogar até branquear a cebola. De seguida adicione o tomate pelado com um pouco do respectivo molho  e deixe cozinhar por 4 minutos. Com a ajuda da varinha mágica triture este preparado. Junte o atum já desfiado.

 Num pirex grande, disponha a batata palha e o preparado do atum. Envolva bem.

 Para preparar o molho branco leve ao lume um tacho com o leite, margarina e farinha e temperar com o sal, noz moscada e pimenta preta. Cozinhe durante 5 minutos mexendo sempre, até o molho ficar com um aspecto mais grosso. Por último junte as natas.

 Deite o molho bechamel no pirex e envolva com o preparado do atum. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar. Uma salada verde acompanha muito bem este prato.

 Bom apetite!








sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Patê de Sardinha

 Esta entrada é muito fácil de preparar e é óptima para os petiscos de Verão. Esta receita foi-me dada pelo J. e a primeira vez que fiz correu bem e todos adoraram. 

  Ingredientes:

  •   1 cebola média
  •   2 latas de sardinhas em molho picante
  •   1 colher de sopa de ketchup
  •   1 colher de sopa de mostarda
  •   1 colher de sopa de maionese.
Preparação:

  Escorra o óleo das sardinhas mas se gostar de patê com um pouco de picante reserve a pequena malagueta que a lata traz.
  Enquanto o óleo escorre aproveitei para colocar a cebola já picada no fundo de um prato e com a ajuda de um garfo "esmague" ainda mais a cebola.
  Desfie as sardinhas e pique a malagueta de conserva e junte à cebola. 
  Adicione os molhos e envolva bem esta mistura.

 Como eu não gosto de sentir a cebola opto sempre por triturar a mistura final com a varinha mágica ou no robot de cozinha. Sirva com tostas e delicie-se!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os EUA em vossa casa

  Há algum tempo vi no facebook uma loja situada em Lisboa, a Liberty American Store, mais propriamente no Largo de São Sebastião da Pedreira, 9D, bem perto do El Corte Inglês. E esta loja vende nada mais nada menos do que produtos importados dos Estados Unidos. Todos aqueles produtos que estamos habituados a ver nos filmes e séries estão lá. E sim, há produtos que vêem em embalagens bem grandes, bem ao estilo americano.

 Confesso que se o meu namorado não tivesse ido comigo eu tinha-me perdido. Uma infindável oferta de doces, guloseimas e afins, molhos para culinária, cereais, cremes, champôs. Existem coisas que não compensa de todo comprar pelo seu custo elevado.

 Comprei uns cereais para mim (Lucky Charms) e outros para o meu mais-que-tudo (Cap´n Crunch´s). Vai ser um problema quando acabarem porque são se facto deliciosos, embora o preço um pouco alto. Estão oficialmente nomeados os cereais de dias de festa, caso contrário ia à falência em 3 tempos.

 Comprei uma Dr. Pepper de cereja que sabe nada mais nada menos que coca-cola com cereja. Não é de todo uma mistura agradável, mas gostos são gostos.

 Comprei uma mistura para panquecas e o xarope de ácer. Confesso que não é facil encontrar isto em supermercados portugueses, quando comprei foi no El Corte Inglês e se não estou em erro foi mais caro nessa altura. Xarope de ácer está aprovadissimo!

 Comprei a famosa manteiga de amendoim e não é daquelas coisas que adooooorooo. Já tinha experimentado mas a maneira de mais gosto de comer é com bolachas torradas (há com cada mania).

  A Pasta de dentes que vêem na imagem é mesmo grande e é mesmo muito boa, fiquei fã!

  As pastilhas elásticas big red são com sabor a canela e parecem dinamite na nossa boca. Gosto de canela, mas destas pastilhas não sou fã.

 Trouxe comigo um snickers de manteiga de amendoim que não entrou na foto porque foi devorado pelo caminho. E que bem que soube!

 A minha Mummy encomendou-me uns noodles para micro-ondas que ela adora e que eu raramente encontro no Continente. São da marca Maruchan.

 Comprei ainda umas toalhitas para colocar no secador da roupa, com um aroma fantástico e o melhor que tudo é que traz 50 toalhitas. Como só uso o secador para toalhas de banho, mesa e panos vão durar imenso tempo.

 Gostei deste supermercado e tenho a certeza que em breve irei fazer uma nova visita e trazer novos produtos para experimentar. O molho Jack Daniel´s para bifes ficou debaixo de olho.

E em breve vai haver receita nova..ou receitas quem sabe! Fiquem atentos.



 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tarte de côco

 Esta sobremesa é muito simples de preparar e no final o resultado é garantido. Eu sou fã de côco mas sei que muita gente não aprecia. Por isso se decidir fazer esta tarte para sobremesa certifique-se que todos os convidados gostam. Uma receita bem ao estilo Kitchen Company: Simples e deliciosa!

 Ingredientes:

  • 1 embalagem de massa folhada
  • 200 gr de côco ralado (1 pacote)
  • 1 1/2 colher de manteiga derretida
  • 4 ovos
  • 200 gr de açúcar

Preparação: 

Comece por aquecer o forno a 180º C.
Numa tigela misture o côco ralado e os ovos. Junte a manteiga derretida e por fim o açucar. Envolva bem os ingredientes com as mãos. Forre uma forma para tartes com a massa, sem retirar o papel vegetal (assim evita tirar a massa do papel e que esta parta). Já com a forma forrada deite a mistura do côco e leve ao forno por 20 minutos ou até ficar dourada por cima.

Espero que gostem! <3



 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Frango à Passarinho

Há muito tempo que não colocava aqui uma receita, mas o tempo infelizmente é pouco. Então pensei em trazer um prato que agradasse à maioria das pessoas e que fosse relativamente fácil de preparar. 

 Se há prato que eu gosto é de frango. Frango de mil e uma maneiras..assado, frito, cozido, estufado! É só soltar a imaginação e de certeza que aquilo que fizerem será bem sucedido. É esta a vantagem do frango, pode combinar-se com muitas coisas e no fim o resultado é sempre delicioso.

 Esta receita é um prato típico português e faz parte do menu de imensas famílias. Também faz parte da minha e decidi partilhar com todos. Espero que gostem!

INGREDIENTES:

  •  1 frango em pedaços
  •  2 dl de vinho branco
  •  2 folha de louro
  •  5 dentes de alhos
  •  Sumo de 1 limão
  •  Sal e pimenta q.b.
  •  umas gotas de piri-piri (opcional)
  •  Azeite 
  •  Manteiga

PREPARAÇÃO:

 Comece por arranjar o frango. De seguida prepare a marinada juntando o vinho branco, o louro, os alhos picados, o sumo de limão, sal, pimenta e se gostar um pouco de piri-piri.

 Deixe o frango nesta marinada durante algumas horas para que a carne ganhe sabor.

Numa frigideira funda coloque o azeite e a margarina. Escorra os pedaços de frango da marinada e frite-os, com atenção para não queimarem.

 Quando todos os pedaços estiverem fritos retire e junte ao azeite à marinada e deixe ferver alguns minutos.  Para terminar regue o frango com o molho e quando servir salpique o frango com pickles picados.
Pode acompanhar com batatas fritas, salada ou arroz.

Bom apetite!


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alimentação em dias de muito calor

 



  Nos últimos dias as temperaturas têm sido bastante elevadas um pouco por todo o país. E quando temos dias assim, em que o calor aperta é importante fazer uma alimentação adequada e uma ingestão de bebidas frescas superior ao normal.

  Todos os dias temos que ingerir uma quantidade considerável de líquidos por forma a combater a desidratação. Assim, nestes dias de temperaturas muito altas que rondam os 36ºC-40ºC é importante reforçar a dose. Beba cerca de 2 litros de água por dia, vai  ver que todo o seu organismo irá trabalhar muito melhor. Atenção: Beba água mesmo quando não tem sede, obrigue-se a beber água ao longo do dia porque quando nós temos sede é sinal que a desidratação já está a dar os primeiros sinais.

 Pode complementar a ingestão de água com refrescos, chá gelado, granizados e batidos de fruta. A ingestão de bebidas alcoólicas não é de todo aconselhável.  Estas temperaturas altas já nos fazem sentir moles e as bebidas alcoólicas vão agravar essa moleza.

 Na hora da refeição escolha sempre pratos leves e de fácil digestão. Pode escolher uma salada de folhas variadas e juntar os seus ingredientes preferidos:atum, frango, delicias do mar, polvo. 
Como alternativa pode optar por uma massa fria (espirais, laços, penne) e juntar tomate chérry, atum, cogumelos e queijo.

 Na hora da sobremesa escolha frutas ricas em água, como é o caso da melancia, melão, meloa. Se preferir, delicie-se com uns morangos ou umas cerejas bem fresquinhas.

  São óptimas opções para combater as altas temperaturas de forma bastante saudável!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de Chocolate rápido

  E quando as visitas aparecem e queremos oferecer uma sobremesa caseira mas o tempo é reduzido? Esta receita de bolo de chocolate feito no microondas e foi-me dada pela Ana e é super deliciosa! Obrigada amiga!

  Ingredientes:

 - 1 chávena de farinha
 - 1 chávena de açucar
 - 4 avos
 - 2 pacotes de chocolate em pó (dá para 2 chávenas)
 - 1 chávena de óleo
 - 1 chávena de leite morno

 Preparação:

 Junte todos os ingredientes, excepto o leite e mexa muito bem até obter uma massa homogénea. De seguida adicione o leite morno.
 Unte um recipiente próprio para microondas com manteiga e verta a massa. Coloque no microondas na potência máxima durante 10 minutos.


   O resultado é um bolo muito fofo e saboroso. Junte uma bola de gelado de baunilha e vai ficar ainda mais delicioso! Mais fácil e rápido e impossível.













Pêssegos paraguaios

 Pois é, muito provavelmente vocês tiveram a mesma reacção que eu quando vi o nome deste fruto. Quando os vi pela primeira vez no supermercado, estavam ao lado dos pêssegos comuns e pareciam tão toscos, tão feios. Pensei que não seriam grande coisa. Quando vejo uma Senhora encher um saco deles. Olhei para a senhora e sorri, ao que a Senhora me diz "É a melhor fruta que aqui está menina, tão doces!". E apercebeu-se que fiquei tentada a experimentar e deixou alguns para que eu pudesse levar. Cheguei a casa e provei aquele fruto tão estranho. À primeira dentada só me vinha uma palavra à cabeça: MARAVILHOSO! Fiquei fã mas infelizmente é tão dificil de encontrar!


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Obrigada!

 Em 6 dias de existência o blogue Kitchen Company já contou com mais de 100 visitas. Muito obrigada a todos aqueles que seguem este blogue. Quem venham mais 100.. 1000.. 10000!

100 vezes obrigada!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Bifes de Frango com Bacon

  Prometido é devido por isso aqui deixo a receita de hoje onde o frango é senhor. E a sugestão que vos trago é frango com bacon, creme de queijo e cebolinho. Sou suspeita a avaliar esta receita porque adoro frango e qualquer que seja a receita onde o ingrediente principal é este.

  Para acompanhamento escolhi arroz thai mas também ficava muito bem com batatas gratinadas ou batatas com alecrim no forno.

  Ingredientes:

 - 3 peitos de frango
 - alho em pó
 - sal
 - bacon em tiras
 - creme queijo (tipo philadelphia)
 - cebolinho

Preparação:

  Pré-aqueça o forno a 200ºC.

  Corte os peitos do frango em bifes (cerca de 3 bifes por peito) e tempere com sal e alho em pó.
  Numa frigideira coloque um fio de azeite e cozinhe um pouco o bacon, sem ficar crocante. Depois de levemente frito coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

  Estenda os bifes do frango e barre com o creme de queijo e de seguida polvilhe com o cebolinho picado.

 Enrole os bifes juntamente com o bacon e espete um palito para prender.

De seguida, utilize uma assadeira previamente untada com manteiga para colocar os bifes enrolados e junte 2 colheres de chá de manteiga.

Vai ao forno por 35 minutos a 180ºC, quando o bacon começar a ficar estaladiço.



















segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sumo Natural para o Bronzeado




  Quem gosta de ficar bronzeada no Verão ponha a mão no ar!!

  E existem vários aspectos que influenciam o aspecto da nossa pele, nomeadamente a hidratação (uso diário de cremes hidratantes, beber muita água, etc). 

  Como todos sabem a cenoura, rica em caroteno, é óptima para os nossos olhos e ajuda a conseguir um bronzeado duradouro no Verão. Quantas vezes ouvi a minha mãe dizer "Come cenoura porque faz muito bem aos olhos, e ficas com uns olhos lindos".

  E hoje trago-vos a receita de um sumo natural muito bom para a nossa pele e para conseguir um bronzeado bonito. Aviso desde já que não é o sumo mais delicioso que já bebi, mas depois de estranharem a primeira vez, devido ao sabor da beterraba, vão começar a gostar.

Ingredientes:

 - 3 cenouras cozidas e a respectiva água de cozedura
 - beterraba cozida (nos supermercados a beterraba já é vendida cozida)
 - 1 litro de sumo de laranja natural

Preparação:

  
Coza as cenouras e reserve, juntamente com a água de cozedura das mesmas. 
  
Esprema as laranjas para obter o litro do sumo.
  
Quando as cenouras estiverem cozidas, escoar a água , para utilizar mais tarde, e juntar a beterraba (eu uso metade da embalagem que vendem nos supermercados, ou seja, das 3 bolas que vêm na embalagem eu uso uma e meia) e triturar com a varinha mágica. Na liquidificadora junta-se o sumo de laranja e a mistura anterior. Vai ficar muito espesso e por isso utilizamos a água de cozedura da cenoura. 

 Guardar em garrafas e colocar no frigorífico ou no congelador.

 Podem beber este sumo antes da época de praia, durante e depois. Não se esqueçam de hidratar muito a pele, beber muita água e utilizar sempre protector durante a exposição solar.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pizza com Mozarella Fresco, Espinafres e Tomate Cherry

  A receita que hoje vos trago é de pizza. Sei que há imensa gente que aprecia a cozinha italiana. Eu confesso que gosto de uma boa pizza, mais do que de massas. Foi a primeira vez que fiz uma pizza com espinafres e acho que o resultado não poderia ser melhor! Aqui vos deixo a receita da massa, molho de tomate e recheio. Para ser fantástica tem que ser caseira.

MASSA

Ingredientes:

 - 550 gramas de Farinha Tipo 55
 - 25 gr de fermento de padeiro 
 - 300 ml de água
 - 4 colheres sopa de azeite
 - 1 colher chá açucar
 - 1 colher chá sal fino

Preparação:

Dissolva o fermento e o açucar com um pouco de água e deixe repousar cerca de 2 ou 3 minutos. De seguida, dissolva o sal em água.

 Coloque a farinha numa tigela e faça uma cova no meio onde vai deitar o fermento, o azeite e o sal. Comece por misturar tudo com as mãos. A seguir junte a restante água e amasse até que a massa não se cole aos dedos. Forme uma bola, tape e deixe levedar cerca de 3 horas.

  Passadas as 3 horas, coloque a massa numa superfície lisa e estenda a massa como preferir (eu costumo esticar de forma rectangular).


MOLHO DE TOMATE

Ingredientes:

 - 500 gr de tomate maduro (ou uma lata grande de tomate em pedaços
 - 1 cebola grande
 - 2 dentes de alho
 - 3 colheres sopa de polpa de tomate
 - sal e pimenta
 - azeite
 - oregãos
 - se gostar pode colocar também mangericão seco.

Preparação:

  Corte o tomate em pedaços pequenos, caso este seja natural. Numa frigideira anti-aderente coloque o azeite,  a cebola picada e os dentes de alho e deixe a cebola branquear. De seguida adicione o tomate em pedaços e deixe cozinhar. 

  Deite a polpa de tomate, o sal, pimenta, os oregãos e mangericão (se gostar). Deixe apurar e retire do lume. Eu gosto que o molho de tomate para as pizzas seja pouco espesso, então com a varinha mágica trituro o preparado para que não se notem os pedaços da cebola e tomate, mas é apenas uma opção.  Não há problema se fizer molho em quantidade maior pois pode reservar no frigorífico ou congelar.


 RECHEIO DA PIZZA

  - Molho de tomate
  - Mozarella ralado
  - Cogumelos laminados
  - Mozarella fresco
  - Espinafres
  - Tomate Cherry 

  Existem hipóteses quase intermináveis para fazer a sua pizza. Eu escolhi estes ingredientes porque adoro o mozarella fresco com tomate chérry e achei que numa pizza também ficaria bem e estava certa!


  Peça ajuda aos seus filhos, irmãos, primos ou sobrinhos, eles vãos adorar colaborar e no fim a pizza vai ter um sabor especial com a sua ajuda!




quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cupcakes de Limão com cobertura de queijo creme

  A primeira receita que decidi publicar no blogue foi de cupcakes. Quem me conhece sabe que sou apaixonada por estes bolinhos deliciosos e e já experimentei fazer com diferentes massas e diferentes coberturas. Esta receita foi-me dada pela prima S. e quando os provei gostei muito da sua massa fofa e outro ponto a favor é que não são excessivamente doces. Esta receita é para a bimby mas podem adaptar para a batedeira, é muito simples e ficam deliciosos! 

 Ingredientes para a massa (cerca de 12 cupcakes) :

  - 170 gr de açucar amarelo
  - raspa de limão
  - 3 ovos
  - 30 gr de mel
  - 120 gr de óleo
  - 50 gr de leite
  - 180 gr de farinha fina com fermento
  
 Preparação:

 Pré-aqueça o forno a 180º C.

 Coloque no copo da bimby o açucar e a raspa do limão e pulverize 10 segundos, velocidade 9.
 Adicione os ovos, o mel, o óleo e o leite durante 1 minuto, velocidade 4.
 Junte a farinha e programe 10 segundos, velocidade 4. 
 Deite o preparado em formas de papel mas só até 2/3 da forma, não preencha a forma por completo. Leve ao forno por 20 minutos a 150ºC. 


Ingredientes para a cobertura:

 - 140 gr de açucar
 - 50 gr de natas
 - 250 gr de queijo creme (tipo philadelphia)
 - 2 colheres de sopa de sumo de limão
 - corante

Preparação:

  Colocar o açucar e pulverizar durante 10 segundos, velocidade 9.
  Junte os restantes ingredientes e programe 10 segundos, velocidade 4.
  Quando os cupcakes já se estiverem frios verter a cobertura e decorar a gosto.

 Espero que gostem! :)


Encher as formas até 2/3 da capacidade


 20 minutos no forno e já está!

 
Cobrir com a cobertura



E delicie-se! 


Kitchen Company: Partilha de uma paixão

  Há muito que queria criar um blogue onde pudesse partilhar a minha paixão pela cozinha. Não é um interesse de longa data, muito pelo contrário. Só há cerca de 3 anos é que comecei a ter gosto pela culinária, altura em que ofereci uma bimby à minha mãe. Há cerca de 10 meses comprei uma para mim e essa paixão intensificou-se. Apesar de a bimby ser uma grande ajuda (que é!) eu não cozinho apenas na "cozinha mais pequena do mundo", também gosto de mexer nos tachos e panelas e usar a minha imaginação. Não cozinho tanto quanto gostaria porque não tenho muito tempo, mas sempre que posso coloco uma música agradável e deixo-me levar pelos sentidos.

  Todas as receitas que aqui vão ser postadas podem ser feitas como preferirem..Se for uma receita da bimby podem fazer no fogão e vice-versa, basta adaptar! Prometo que não é complicado. Aliás o objectivo deste meu blogue é descomplicar aquilo que para muitos é um bicho de sete cabeças: a cozinha!

  Sejam bem-vindos e divirtam-se!